quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Lixo acumulado: secretário pede colaboração da população com serviço de limpeza

Nas últimas semanas, cresceu o número de internautas que procuraram a redação para reclamar da falta de coleta de lixo em determinados pontos de Itabira. Por causa disso, a reportagem procurou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jader Túlio Magalhães, para falar sobre a situação. Para ele, a própria população não tem cooperado com a limpeza urbana, já que muitas pessoas não colocam os materiais para fora nos horários certos de coleta.

Jader disse que todos os bairros, localidades e ruas da cidade são atendidas pelo serviço. Em alguns locais, explica ele, a coleta é feita em dias alternados e deve-se observar os dias e horários, para o lixo não ficar acumulado na rua, atraindo animais e escorrendo chorume. Acompanhada pelo secretário, a reportagem percorreu alguns bairros e observou que em vários pontos há lixo descartado de maneira inadequada e em locais proibidos. Em bairros como Centro, Gabiroba, Juca Batista e São Bento  foram detectados vários pontos de despejo irregular de rejeitos. 

Jader chamou atenção para o crescente aumento das multas. O Código de Posturas diz que o município pode penalizar o cidadão que não contribui com o serviço de limpeza urbana. Deixar o lixo no lugar errado, fora do dia e do horário são passíveis de punição. A fiscalização tem sido intensificada e consequentemente, as multas emitidas, o que não tem resolvido o problema “É sinal de que a população não está entendendo, mesmo depois de receber uma notificação preliminar. As pessoas estão preferindo pagar a seguir os horários”. Ele afirmou, ainda, que a prefeitura também percebeu um aumento de reincidências.

O secretário esclareceu que o dinheiro que se gasta com limpeza urbana é além do que deveria, mas que “infelizmente as pessoas estão mal acostumadas a contar com o serviço que a Itaurb faz com excelência". "Mas devido a esse cenário que se construiu, ela [Itaurb] não consegue mais atender as expectativas, e a sensação de qualidade e de retorno dessa fortuna que é gasta com a limpeza urbana não há”, argumentou.

fonte: de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário