Você vai caminhando pela calçada, de acordo com o seu caminho e aí nota uma escuridão na rua. Sendo assim, você olha para cima e verifica que a lâmpada do poste está queimada ou até mesmo não tem lâmpada.
A localidade tem a possibilidade de ser mal iluminada. E aí o que fazer, para quem você deve reclamar?
Os órgãos públicos normalmente contam com canais de reclamações. Tem a possibilidade de ser um telefone ou até mesmo e-mail, mas aí tiveram algumas pessoas, que acharam que podia ser extremamente fácil.
Desse modo, começaram a criar aplicativos de cobrança e fiscalização dos serviços e instituições públicas. O Euvoto.org é um deles.
Isso foi a ideia de um grupo de pessoas que acharam legal discutir e votar nos projetos de lei em debate na Câmara de Vereadores de São Paulo. O objetivo é que os vereadores entendam o que a população está pensando daquilo.
“Falar com as pessoas, gerar uma melhor transparência com o que está ocorrendo na Câmara Municipal e abrir novos espaços de participação para os indivíduos que desejam participar e hoje não contam com essa possibilidade”, disse Ariel Kogan, que é o coordenador do projeto Euvoto.org.
Tem aplicativos que funcionam em diversas cidades e para um vários tipos de transtornos. A Prefeitura de Porto Alegre fechou parceria com o Colab. A pessoa entra, reclama e a mensagem vai direto no atendimento ao cidadão.
Na cidade de São Paulo já tem a parceria também. A pessoa que faz o uso do aplicativo "take vista" tem a possibilidade de mandar a bronca diretamente para, por exemplo, departamento de iluminação pública do município. As reclamações chegam por e-mail, com foto e mapa de localização.
“É quase que impossível o munícipe errar no momento de pedir os serviços", fala Alberto Serra, diretor do Ilume (Departamento de Iluminação Pública de São Paulo).
Fonte: g1
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