segunda-feira, 30 de junho de 2014

Governo lança site para estimular acordo entre consumidores e empresas de serviços

A partir desta sexta-feira, dia vinte e sete, os consumidores brasileiros contam com um novo site para tentar resolver impasses criados pela má prestação de serviços. Feito para permitir que reclamantes e empresas reclamadas cheguem a um acordo sem a intervenção do Poder Judiciário, o portal consumidor.gov.br  é diferente de outros sites de reclamações existentes na internet porque permite que o Poder Público elabore e implemente políticas de defesa do consumidor a partir das principais informações disponibilizadas pelos usuários do serviço.

A plataforma foi desenvolvida e será administrada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. O serviço já pode ser consultado por consumidores de 12 unidades da federação: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

"A soma da população desses doze estados representa quase sessenta por cento da população brasileira", disse a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira. A expectativa do governo é que o serviço esteja disponível aos consumidores de todo o país a partir de primeiro de setembro deste ano, quando, segundo Juliana, as equipes dos Procons estaduais que ainda não contam com o serviço já terão sido treinadas.

Ao apresentar o site, junto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,  a secretária disse que a nova ferramente vai estender o alcance do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, já que, das 5.570 cidades brasileiras, apenas oitocentas contam com um escritório do Procon.  "Temos um imenso número de brasileiros que não têm onde reclamar, onde se manifestar. Com isso, o Estado segue não sabendo o que acontece em relação ao atendimento a esses consumidores".

Por se tratar de um serviço mantido pelo Estado, só será possível realizar queixas contra as empresas que aderirem voluntária e formalmente ao site. Segundo a secretária nacional, mais de cem empresas já manifestaram o interesse em se associar ao consumidor.gov.br, entre elas Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander, Embratel, Vivo, Claro, Oi, Tim, Amil, Avianca e diversas outras.

fonte: dci

Vivo deve reparar prestação de serviços no interior do Estado

A Justiça acolheu pedido liminar do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e estabeleceu o prazo de trinta dias para que a empresa Vivo faça os reparos necessários, substituições e ampliação dos equipamentos existentes para resolver os problemas de falha no sistema operacional e internet no município de Rosário Oeste. Deverá, ainda, promover a inclusão de tecnologia/internet 3G sob pena de ter que arcar com o pagamento multa diária de cem mil reais.

Segundo o promotor de Justiça Fábio Paulo da Costa Latorraca, a empresa também está proibida de comercializar novas assinaturas, habilitar novas linhas ou de proceder à implementação de portabilidade de códigos de acesso de outras operadoras para a Vivo. “Conforme a decisão judicial, a referida proibição persistirá até que seja comprovado o restabelecimento dos serviços e a implantação da internet 3G”, afirmou o promotor de Justiça.

De acordo com ele, a Promotoria de Justiça de Rosário Oeste já recebeu diversas reclamações de usuários de telefonia da Vivo referente à má qualidade dos serviços prestados. Entre elas, estão desligamentos inexplicáveis, esperas intermináveis para o completamento das ligações, baixo nível de sinal, além de inexistência ou insuficiência de serviço de internet 3G no município.

“Os consumidores têm sido vítimas constantes da má prestação dos serviços de telefonia móvel pessoal, com sérios prejuízos (muitos deles irreparáveis) para diversos setores da economia local e para a vida social de seus cidadãos, o que é um absurdo, já que o produto fornecido é contratado e pago, mas, a contrapartida, como salientado exaustivamente, carece de adequação e efetividade”, disse o promotor de Justiça, em um trecho da ação.

fonte: midianews

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa ainda impacta a segurança nas empresas de serviços

No momento em que a bola estiver rolando, os prestadores de serviços de TI que trabalham para driblar ameaças e proteger os dados das empresas no Brasil estão atentos aos possíveis incidentes que o mundial ainda poderá causar. “Ataques direcionados às empresas e o hacktivismo são alguns exemplos do que pode vir a acontecer no país no período”, conta Raphael Pereira, gerente dos Centros de Operações de Segurança da Arcon.

“No calor das emoções, os usuários, entusiasmados com promoções e falsas promessas, podem ser alvos de e-mails fraudulentos que levam a inserção de códigos maliciosos no ambiente corporativo”, fala Pereira. Fora isso, o executivo explica que os golpistas podem fazer ataques nos horários dos jogos do país, aproveitando que neste momento a maioria das pessoas estará atenta às partidas. “Uma das ameaças muito conhecida é o phishing scam”, completa o executivo. Segundo ele, a recomendação é que as companhias avisem os funcionários dos riscos neste período e mantenham os controles de segurança atualizados e monitorados.

Com a confusão para assistir aos jogos, os colaboradores podem procurar acessos pela web para acompanhar as transmissões das partidas ao vivo. Com isso, acontece um aumento do consumo de recursos de rede, o que degrada o desempenho da infraestrutura. Fora isso, a utilização gera uma distração ao ambiente, podendo resultar em baixa produtividade e falhas. “Neste caso, o ideal é que as empresas definam uma política clara para os jogos e as implementem, utilizando controles de segurança”, diz Pereira. O executivo indica que as companhias que vão liberar os colaboradores para assistir aos jogos do mundial no local de trabalho optem por aparelhos de televisão, o que evita a utilização de recursos de rede de TI e gera menor impactos.


fonte: decisionreport

Empresa de serviço voluntário vira realidade no Judiciário de MT

Como um jeito de se aproximar ainda mais da população, o Poder Judiciário de Mato Grosso está criando o Programa Judiciário Voluntário. O serviço é voltado para pessoas físicas que desejam conhecer o serviço desenvolvido pela justiça e também fazer trabalho filantrópico. A prestação de trabalho é realizada de forma espontânea, sem recebimento de remuneração e a carga horária é flexível.

Esta é a primeira vez que o Judiciário mato-grossense cria a figura do voluntário. A proposta foi apresentada pelo presidente do TJMT, desembargador Orlando Perri, ao considerar necessário estimular a consciência da responsabilidade social, da solidariedade e da cooperação cívica dos jurisdicionados. O magistrado também vê que esta forma de serviço é um meio de permitir que as pessoas participem e se integrem com as atividades desenvolvidas pela justiça mato-grossense. A propositura foi aprovada pelo Conselho da Magistratura.

 “O programa foi criado tendo em vista a grande demanda de pessoas que procuram a Justiça querendo prestar trabalho sem remuneração e com carga horária reduzida. Às vezes o cidadão quer conhecer na prática o trabalho da justiça, mas não tem disponibilidade de trabalhar 6h/dia, só pode duas horas ou três horas”, afirma o vice-diretor geral do TJMT, João Ricardo Trevizan.

Ele diz também que o serviço em nada se assemelha com o recrutamento remunerado de estagiários e não pode ser confundido. “O voluntariado não serve como estágio, ele diverge em todos dos aspectos do trabalho dos estudantes que fazem seleção para atuar como estagiários. As funções, as obrigações e também a carga horária são diferentes. O serviço voluntário é uma troca de experiência que serve para absorver conhecimento”, disse.













fonte:jcorreio

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Morador de rua cuida do serviço de limpeza de estádio da Copa em Porto Alegre

Entre centenas de funcionários temporários contratados pela Fifa para a Copa do Mundo no Beira-Rio, em Porto Alegre, poucos carregam a credencial da entidade como se fosse uma relíquia. Não se trata de orgulho por trabalhar para a entidade que comanda o futebol mundial, mas medo de ter de pagar uma "fortuna" de duzentos dólares em caso de perda. César Augusto Martins, trinta e um anos, não tira o crachá nem para dormir. No caso dele, no entanto, há um contexto que agrava a situação: ele é morador de rua e dorme embaixo do viaduto Otávio Rocha, no Centro da capital gaúcha.

Nascido em Uruguaiana, César é carpinteiro e se  inscreveu no Sistema Nacional de Empregos (Sine) para poder concorrer às vagas de serviço de limpeza do estádio. A única exigência era de que o candidato não tivesse ficha na polícia.

Conseguiu o trabalho e atualmente enfrenta um turno de doze horas de trabalho pela noite e madrugada na empresa contratada pela Fifa para o serviço, sete dias por semana, por uma remuneração mensal de oitocentos reais.

“Limpo os banheiros, os vidros, limpo o estádio por dentro e por fora. Quando volto para a rua é assim, tenho medo de perder a credencial. Deus me livre", disse ao G1, sentado embaixo do viaduto erguido sobre a Avenida Borges de Medeiros, uma das principais da capital.

A estrutura abriga, além de César, dezenas de outros moradores de rua diariamente. "Se perco isso, tenho de pagar quase o meu salário inteiro, tudo em dólares. Durmo, acordo e quando dá para tomar banho também não tiro. É como se fosse ouro”,afirma.

César Augusto Martins dorme embaixo de viaduto em Porto Alegre e não tira a credencial da Fifa do pescoço (Foto: Caetanno Freitas/G1)

fonte: G1

Funcionários de empresa terceirizada ameaçam parar limpeza de postos

Por causa dos salários atrasados, funcionários da Mega Serv prometem cruzar os braços e deixar os postos de saúde de Campo Grande sem limpeza, segundo reportagem na edição de hoje, dia vinte e três, do jornal Correio do Estado.

Os empregados deveriam ter recebido no quinto dia útil, mas, até ontem, a empresa não tinha feito o pagamento. Em algumas unidades de saúde, o serviço de limpeza já foi redimensionado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação (Steac-MS), que representa os trabalhadores.

A previsão é de que amanhã os funcionários não cheguem até às unidades de saúde, caso a empresa não pague ainda no dia de hoje os salários. A expectativa é de que os funcionários dirijam-se diretamente ao sindicato da categoria, onde deve ocorrer uma assembleia geral.

Segundo o presidente do sindicato, Wilson Gomes da Costa, a Prefeitura de Campo Grande realizou o pagamento do serviço prestado em maio pela Mega Serv.

A empresa, porém, teria pendências judiciais, o que teria resultado no bloqueio do dinheiro. Informações extraoficiais dão conta de que a Justiça teria liberado parte do dinheiro, mas o montante não seria suficiente para pagar todos os funcionários da empresa, que é responsável pela limpeza das unidades de saúde de Campo Grande, inclusive do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

foto

fonte: correiodoestado

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Empresa irá qualificar mais de 80 jovens em Três Lagoas

Por causa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, a empresa Fibria vai qualificar mais de oitenta jovens em Três Lagoas. Os cursos fornecidos serão de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, e Soldador. Os cursos terão duração de três meses. A ação é uma parceria entre a empresa Fibria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Governo Federal. As informações são da assessoria de imprensa da Fibria.

O objetivo do programa é a formação de mão de obra capacitada e uma melhor inserção do profissional no mercado de trabalho. As aulas são feitas nas dependências do Senai, e durante este período, os alunos recebem uma bolsa-auxílio do governo.

O gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Arnaldo Milan, explica que a formação de mão de obra de qualidade vai trazer pessoas capacitadas para atender tanto as demandas das empresas de Três Lagoas quanto da região, o que gerará uma qualidade de vida de mais qualidade para o profissional, que poderá buscar uma colocação melhor no mercado de trabalho.


No começo do ano vinte e dois jovens concluíram o curso de Operador de Máquina Florestal. As aulas tiveram como objetivo a capacitação para a operação e manutenção de máquinas florestais, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Espanha privatiza 49% da empresa de serviços que gere os aeroportos

O Governo espanhol afirma que quer ver a AENA Aeropuertos com músculo para competir internacionalmente, a oposição e os sindicatos garantem que o intuito do executivo é repartir os ganhos de um negócio que se tornou rentável e temem que o serviço público saia prejudicado. Seja o modo que for, a privatização de quarenta e nove por cento do capital da sociedade que gere os quarenta e seis aeroportos e os 2 heliportos espanhóis (e que é proprietária da maior parte das infra-estruturas) vai mesmo avançar.

O anúncio foi realizado pela ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, na sexta-feira, e o negócio deverá render aos cofres públicos cerca de 2450 milhões de euros (tendo em conta a avaliação de 5000 milhões de euros da AENA apontada pela própria empresa e que desconta o valor da dívida, que é de cerca de 11.000 milhões de euros).

O modelo da privatização, a maior em Espanha em quase 2 décadas, prevê que, numa primeira fase, vinte e um por cento do capital da empresa pública que controla os aeroportos de Madrid e Barcelona passe para a mão de investidores de referência. Numa fase posterior, os restantes vinte e oito por cento serão canalizados para o retalho, através de uma Oferta Pública de Venda (OPV). De acordo com o calendário avançado por Pastor, as acções da AENA deverão estar a negociar em bolsa já no mês de Novembro.

A intenção de privatizar a congénere espanhola da ANA já tinha sido publicada em 2010, durante a governação de José Luis Zapatero, mas foi sendo adiada pela conjuntura política e económica. Passados 4 anos, depois de um difícil processo de reestruturação (que custou 1200 postos de trabalho) e já com a empresa em números positivos (em 2013 atingiu um lucro de 600 milhões de euros), o executivo de Mariano Rajoy entende que chegou a hora de abrir o capital.



fonte: site publico

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Nokia fecha acordo para compra de empresa de dados americana

A empresa Nokia afirmou nesta quinta-feira que concordou em comprar a pequena Medio Systems para integrar sua unidade de navegação. O acordo que poderá ser concluído até o final de julho, não teve seu valor revelado.

Com sede nos Estados Unidos, a Medio System tem apenas sessenta funcionários. A companhia finlandesa confirmou que a tecnologia inteligente de dados da Medio permite criação de mapas digitais que mudam conforme a situação.

Em abril, a Nokia completou a venda de sua divisão móvel para a Microsoft. Situada em Espoo, Finlândia, a firma responsável por sucessos históricos da telefonia móvel, como o Nokia 7110 e o Nokia 1110, ficou somente com sua unidade de redes, navegação e patentes de portfólio.

fonte: terra

terça-feira, 10 de junho de 2014

Saev inicia licitação para serviço de limpeza pública

Seis empresas demonstraram interesse em assumir o serviço de limpeza de Votuporanga. Na manhã do dia de ontem, empresários estiveram na sala de reuniões da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga), mostrando os documentos necessários para concorrerem à licitação.
Representantes das empresas de várias cidades como Araçatuba, Álvares Florence, São Paulo, Araraquara, Catanduva e Sumaré estiveram presentes.
O jornal A Cidade presente no começo dos trabalhos e conversava com o gestor de Meio Ambiente da Saev, Gustavo Gallo Vilela. Ele afirmou que o objetivo foi recepcionar os interessados e conferir toda documentação exigida para a licitação. “Neste primeiro momento nós olhamos a documentação. Cada participante dá seu visto nos papéis. Se alguém mostrar alguma dúvida em relação ao outro, o trabalho é suspenso. Caso tudo correr em ordem, uma nova reunião será agendada para que os preços sejam sugeridos”, disse. 
Na tarde de ontem, a redação entrou de novo em contato com Gustavo. Ele disse que alguns empresários levantaram questionamentos das informações apresentadas pelos interessados no serviço. “Iremos analisar tudo. Cada empresa citada terá cinco dias, contando a partir do edital publicado, para apresentar seus argumentos. Depois, será analisado se está apto ou não para concorrer”. 
 
fonte: site acidadevotuporanga
Saev inicia licitação para a limpeza pública

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Terceirização: novos rumos nas mãos da Justiça

A terceirização, que sempre é um dos temas mais pertinentes na área trabalhista, deverá voltar a ser discutido no Judiciário brasileiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) conheceu a chamada repercussão geral sobre a contratação de mão de obra terceirizada no país. Atualmente, a Corte Superior deverá decidir se a terceirização é válida ou não a partir do julgamento de um caso envolvendo uma empresa de celulose. A repercussão geral não deixa que ações semelhantes que correm em instâncias inferiores da Justiça sejam julgadas até que o STF se posicione sobre o assunto.

Este fato é o primeiro passo para que ocorra um desenvolvimento econômico há muitos anos desejado pela comunidade jurídica. A terceirização é uma realidade mundial, com a capacidade inclusive de gerar muitos empregos, desde que seus mecanismos e limitações sejam apresentados em regras claras. As antigas normas trabalhistas vigentes  foram importantes em determinado momento, mas hoje se mostram insuficientes dada a multiplicidade de relações sociais e econômicas do mundo moderno.

Hoje em dia, não existe lei no Brasil que faça um regulamento do trabalho terceirizado no setor privado. A jurisprudência, então, começou a tentar definir conceitos e normas. A moderna diversidade de entendimentos a respeito do assunto acaba por gerar instabilidade econômica e insegurança jurídica. Segundo o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Roberto Freire Pimenta, trinta até quarenta por cento dos processos que chegam à corte trabalhista são relativos a empresas terceirizadas.

Há 10 anos em discussão na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4330 prevê a que seja regulado o fenômeno da terceirização e acaba de uma vez por todas com as discussões abstratas em torno dos termos "atividade-meio" e "atividade-fim", criadas pelo Poder Judiciário. Como já devíamos esperar, diversas entidades já se manifestaram, a favor e contra a regulamentação.

fonte: site dm

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Praça da Juventude no Bonsucesso sofre melhorias e recebe serviços de limpeza

A famosa Praça da Juventude, que é localizada no bairro Bonsucesso, está recebendo serviços de capinação, varrição, retirada de entulho, e também de pintura do meio fio e dos bancos.

 Os trabalhos irão ser realizados pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional III, desde o último dia trinta do mês de maio e seguem até dia onze de junho, das sete e meia da manhã até as cinco da tarde.

Segundo a chamada Coordenadoria de Gestão e Serviços Públicos da Regional III, o intuito dessa ação é promover aos frequentadores um espaço limpo para melhor convivência e lazer. Aydenus da Costa, Gerente da Célula de Gestão e Serviços Públicos, fala dos benefícios da ação.

 “A limpeza proporciona a higienização do lugar, como também o seu embelezamento, tornando o espaço mais convidativo e agradável para a população”. Afirmou.


fonte: fortaleza.ce

terça-feira, 3 de junho de 2014

Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto continua com o serviço de limpeza em reservatórios

O Semae, Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto  começou, nesta segunda-feira, dia dois de junho, um novo mutirão de limpeza de reservatórios de água em bairros de Rio Preto. No dia dois,segunda, o serviço está sendo realizado no bairro Boa Vista e, segundo a autarquia, não afetará o abastecimento.

Na terça-feira, dia três de junho, a limpeza ocorrerá nos reservatórios do Harmonia, com a suspensão do abastecimento a partir das 6 horas e normalização à meia-noite. No condomínio Eco Village II, a limpeza acontece das onze horas da manhã até a meia-noite.

Já na quarta-feira, dia quatro de junho, o serviço será realizado no reservatório do Condomínio Gaivota I, até a meia-noite. Na quinta-feira, cinco de junho, e na sexta-feira, seis de junho, os condomínios Damha V e VI, respectivamente, poderão ficar sem água até a meia-noite. O Semae disponibilizou o telefone 0800 770 66 66 para ouvir eventuais emergências.


fonte: diarioweb

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Canais recebem serviço de limpeza constante pela Emsurb

Todos os dias a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) coloca três equipes de profissionais a disposição para realizar a limpeza manual dos canais de águas pluviais localizados em diversas regiões da capital. O intuito é manter livre o fluxo dos córregos e evitar alagamentos causados pela obstrução de lama, além do entulho e do lixo domiciliar descartados de forma irregular nos mesmos.
O serviço é feito por 3 métodos distintos, cada um atendendo às características da localidade: limpeza manual, sistema de barragem móvel e limpeza mecanizada. “O que determina o tipo de serviço de limpeza a ser realizado é a profundidade do canal. Então além das equipes que atuam manualmente, os canais de maior profundidade recebem o serviço de barragem ou mecanizado ao menos duas vezes no ano”, afirma o diretor de controle operacional da Emsurb, Humberto Santana.
  Dentro do método manual, a limpeza é toda feita pelos agentes, com a ajuda de ferramentas específicas e um caminhão tipo caçamba, os profissionais capinam, varrem, roçam e recolhem o lixo das margens e dos leitos dos córregos. Entretanto na limpeza mecanizada conta com uma escavadeira hidráulica que retira do fundo do canal grande quantidade de lama acumulada com a passagem da chuva. No final, o método de barragem permite que o lixo seja retirado das áreas mais inacessíveis existentes nos canais. Neste caso, o lixo é empurrado pelo fluxo da água para uma tela que o retém.
 
 
fonte: sergipenoticias