A operadora TIM não foi a única a iniciar o ano com um processo de reestruturação. A concorrente Oi promoveu uma essencial reformulação estrutural em sua diretoria, que implicou na contratação de novos indivíduos, a aposentadoria de outros, e leva a empresa a um novo rumo de digitalização. Além de ser criada a Diretoria de Estratégia e Transformação do Negócio, que irá liderar seis unidades subsidiadas a ela, a diretoria de digitalização também foi originada para compor a pasta.
De acordo com uma fonte mencionada no portal Tele Síntese, essa é "uma mudança de conceito, estrutural, com base no planejamento estratégico da companhia, que pretende levar a Oi para a digitalização como uma experiência completa do cliente”.
Não se pode negar que não houve cortes, mas estes não foram numericamente significativos, entretanto o portal informa que a reestruturação teve um forte impacto entre os executivos da empresa porque todos os que saíram tinham “poder, orçamento, e autonomia de gestão”.
As 6 áreas assimiladas pela nova diretoria de Transformação do Negócio, administrada por Maurício Vergani, são: estratégia e novos negócios, comunicação corporativa, comunicação e marketing, gestão e gente, o “escritório de transformação” (organização criada em 2015 para fazer o controle de custos e aumento de produtividade) e a nova área de digitalização.
A novidade parece ter um forte objetivo na digitalização, e a informação é de que a Oi pretende ultrapassar os bancos e mesmo as companhias aéreas com produtos e serviços digitais. O foco é uma transformação digital até que a empresa possa disponibilar serviços totalmente digitais.
A Oi aparentemente está de olho no sucesso de outros empresas como a Nubank, que disponibilza cartão de crédito com serviços totalmente digitais. Esse modelo da startup brasileira, que permite aos clientes realizarem quase todas as suas ações através do dispositivo móvel, evitando a necessidade de ir agências físicas, dispensa uma série de infraestrutura por ser digital, ajuda a fornecer juros menores ao consumidor e anuidade grátis.
Fonte: tudocelular
Nenhum comentário:
Postar um comentário